Os problemas da ética
A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são,
mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta.
Tradicionalmente ela é entendida como uma reflexão, científica
ou filosófica, e eventualmente até teológica sobre os costumes ou
sobre as ações humanas. Mas também chamamos de ética a própria
vida, quando conforme aos costumes considerados corretos. A ética
pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser a própria
realização de um tipo de comportamento.
VALLS. O que é ética. São Paulo: Brasiliense,1991 p. 7
O que é cidadania?
A origem da palavra cidadania vem do latim "civitas", que quer dizer cidade. A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para' indicara situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. Segundo Dalmo Dallari: . “A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social".
(DALLARI, Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. p.14)
Duração: ano de 2012
Publico alvo : 3ºanos
Objetivo
“Criar em nossos alunos uma escala de valores que lhes sirva para superar todos os obstáculos da vida pessoal e coletiva: auto-conhecimento iniciativa pessoal, criatividade e coerência entre pensamento e ação”.
Justificativa
Enquanto humanos, somos seres sociais e políticos. Convivemos com outros indivíduos, temos uma vida pública. E não é simplesmente,a formação intelectual, o conhecimento, que nos ajuda na construção de novas relações sociais e de um convívio que aponte para uma sociedade mais humana porque mais justa e solidária. Disto decorre a necessidade de repensarmos as práticas educacionais em termos de ética e cidadania
Etapas previstas:
- leitura feita pela professora do livro :O livro das virtudes para crianças. – William J. Bennett.;
- leitura coletiva de fábulas;
- interpretação oral e escrita;
- leituras compartilhadas utilizando os recursos áudio visuais.
Metodologia:
Escuta sensível e enfoque direcionado.
Rodas de conversa sobre os assuntos abordados]
Fechamento:
Teatro de fantoches (varetas, meias ... ) apresentado pelos alunos.
Bibliografia:
Livros de fábulas.
Livros de virtudes.
WWW.projetovaloreshumanos.com.br (com mais de 500 histórias focadas em valores humanos.